top of page
Foto do escritoroiematheusmendes

PINACOTEQUEI

Desde quarta-feira, eu acabei só desenhando o George Michael no clipe de Careless Whisper no meu plano de voltar a desenhar por desenhar.

Tuuuu ruu ru tuuuu ru ruuuu 🎵


Na tarde do sábado, eu fui com uns amigos na Pinacoteca pra desenhar e visitar o que tava rolando lá no museu. Eu não ia pra lá desde 2018 ou 2019, eu acho. Foi muito massa. Nem lembrava que lá era tão gigantesco. Descobri até que tinha mais coisa que a gente acabou não vendo só nessa tarde.


Alguns dos rabiscos que eu mais gostei.


É muito engraçado como a gente se desacostuma muito fácil a rabiscar no papel. Ainda mais totalmente sem pretensão nenhuma. No começo eu tava tentando desenhar bem fiel ao que eu tava olhando, mas conforme o tempo foi passando lá no museu, fui dando uma estilizada em como eu queria retratar algumas artes e assim o exercício ficou bem mais leve pra minha cabecinha ansiosa.

Amonzinho rabiscando.


Uma mostra que chamou muito minha atenção lá foi a “Chico da Silva e o ateliê do Pirambu”.


Na hora eu não tinha me informado de nada, mas depois de conversar com a Ângela descobri várias coisas sobre o que tava rolando. Fui saber mais lendo sobre esse pedacinho no site da própria Pinacoteca. (https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/chico-da-silva-e-o-atelie-do-pirambu/).


Por volta de 1963, Chico passa a trabalhar com auxílio de ajudantes, inicialmente crianças e adolescentes do seu bairro — na periferia de Fortaleza. Enquanto ensinava suas técnicas para esses jovens, o artista incorporava sugestões e métodos trazidos por eles. No ateliê do Pirambu, surge uma produção em grande escala feita em parceria e coordenada pelo mestre. Os painéis exibidos na segunda sala da exposição na Pina representam o auge da manufatura realizada pela escola.
Na mostra da Pinacoteca, foi optado não só assumir a importância do ateliê, mas também dar visibilidade aos artistas que o integraram, com a exposição de obras de ao menos cinco nomes: Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudio Nogueira), Garcia (José dos Santos Gomes) e Ivan (Ivan José de Assis).

Detalhinhos das obras que eu tirei foto.


Foi um bom rolêzinho. Preciso voltar a dar mais uns passeios culturais por aí. Fazia um tempão desde a última vez que fui ver umas coisas mais diferenciadas.

Eu e o doidão segurando a Pinacoteca inteira com as costas.


Bom final de semana. Foi também o aniversário do meu amigo Davinho. Parabéns, Davinho. Pai te ama muito.

Tokenzinho de guerreiro que o Dave fez que na verdade sou eu. O cara é muito brabo, leiam Suzy Sukeban se vocês não leram ainda. Tem no twitter e tudo.


Aprendi a jogar Magic no modo Commander e foi mó bagunça. Jogos de carta são gostosos demais. 100 cartas é coisa pra caralho, como pode um negócio desse. Só nerdola mesmo pra aguentar.

Eu acabando com a raça de todo mundo com meu deck do Austin Powers.


Agora eu vou ver se já saiu episódio novo de Succession que o negócio tá QUENTE. Mal posso esperar pra ver gente rica fazendo merda. Boa semana aí pra geral e muita coragem que a vida é coisa de maluco, mas nóis não pode parar não kkkk.
20 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Dave Araújo
Dave Araújo
May 08, 2023

Pooo mthzin brigado pelos parabéns no site oficial matheusmendes.net 🥺

Like
oiematheusmendes
oiematheusmendes
May 09, 2023
Replying to

te amo davinho

Like
bottom of page